E por falar em mulher, hoje irei falar numa estilista que mudou a história da moda.
Ela mesmo em que vc está pensando : Coco Chanel.


Gabrielle Chanel (1883 – 1971), ficou órfã de mãe e foi abandonada pelo pai aos seis anos de idade. Foi para um pensionato da cidade francesa de Auvergne, sendo levada de Saumur, sua cidade natal.
Sua ligação com o mundo da moda começou em Deauville, onde passou a trabalhar em uma loja de chapéus. Ela era chamada de Coco pelos seus poucos amigos.
O estilo do século 20, no que teve de mais funcional, feminino – sem os exageros que o conceito costuma trazer – e no que teve de absolutamente, irremediavelmente elegante, levou a assinatura de Chanel. Quatro anos depois, era dona de duas lojas do gênero, uma na mesma cidade de Deauville, outra em Paris.
Suas primeiras roupas começaram a aparecer revelando os pontos mais fortes em suas criações, que eram o conforto e a simplicidade.
Com essas características surgiram os vestidos chemisiers soltos, amplos cardigãs, peças em jérsei – tecido que até então só era utilizado na confecção de roupas íntimas – e twinsets que o tempo se encarregaria de elevar ao patamar de clássicos.
Coco Chanel adotou o suéter masculino usado sobre saias lisas e retas e também lançou calças masculinas para mulheres, inspiradas nas calças de boca largas usadas por marinheiros.Suas inovações, de fato, retocaram toda a silhueta feminina.
Ela também encurtou o comprimento da saias, cujos pés passaram a contar com sapatos confortáveis de bicos arredondados. Pérolas e bijuterias ganharam lugar de destaque entre os acessórios junto aos cachecóis.
Eterno se tornou “pretinho”- vestido reto, simples, num bom tecido de cor preta que segundo Chanel é a elegância em qualquer situação. Outro eterno foi seu Chanel nº 5, até hoje o perfume mais vendido em todo o mundo.
Até sua morte, aos 88 anos, Chanel foi uma figura presente em sua Maison, e é até hoje, a inspiração dos que continuam a manter sua marca em plena atividade.
Verdadeira lenda, Chanel mantém milhões de fiéis seguidoras em todo o mundo, mulheres que não deixam de reconhecer nas criações que levam seu nome, atualmente criadas pelo estilista alemão Karl Lagerfeld, uma classe inigualável.
Fonte de pesquisa : aqui.
Espero que tenham gostado, beijos.
0 comentários:
Postar um comentário